domingo, 27 de março de 2011

A história da minha rinoplastia

Tudo começou com um pequeno trauma de infância. E, de brincadeiras de colegas à visualização no espelho, passando por um trauma completo de que me vissem de perfil e horror a fotos, decidi que a saída era a intervenção cirúrgica. Claro que tudo isso é muito bem pensado e estudado, então somente tomei coragem para dar o primeiro passo (a consulta com o cirurgião plástico) aos 26 anos. Com um histórico de problemas respiratórios (bronquite asmática, alergias, rinite alérgica, dificuldade de respirar...) cheguei à consulta.
Para quem está interessado na cirurgia plástica de nariz (rinoplastia), vai aí uma lista do caminho a ser percorrido:

  • 1ª consulta ao cirurgião plástico (a gente fala um pouco do que quer mudar, do que incomoda e ele nos examina e entrega uma lista de exames, etc)
  • Fotos: tiramos umas fotos horríveis que servirão para "antes e depois". Foto de frente, semi perfil direito, perfil direito, semi perfil esquerdo, perfil esquerdo, queixo elevado, frente com sorriso. Cabelos presos, sem maquiagem e sem brincos. Tem TUDO para que fique horrível, não tem? E realmente FICA! Ah... essas fotos devem ser feitas por especialistas e enviadas em duas vias para o consultório do cirurgião. Aqui em Belo Horizonte, paguei R$40,00.
  • Risco cirúrgico: meu médico pediu que o risco cirúrgico fosse feito por um cardiologista, mas não sei se apenas os cardiologistas fazem. Aqui em BH a consulta saiu por R$300,00, mas eu fui a um médico que só atendia particular. No meu caso, eu já levei hemograma, exames de urina rotina e fiz o eletrocardiograma na hora. Os exames o plano de saúde cobriram, não sei falar quanto ficaria particular.
  • Tomografia computadorizada de seios da face: também fiz pelo convênio então não sei quanto ficaria. Ela serve para que o médico veja todas as outras imperfeições que você nem sabia que tinha. No meu caso, descobriram um desvio de septo.
  • 2ª consulta com o cirurgião plástico: com as fotos, a tomografia e o risco cirúrgico em mãos, é hora de ele analisar o que é possível e o que não é possível fazer. Aí vai depender de cada profissional. O meu, no caso, Dr. José Carlos Resende, já me disse desde a 1ª consulta que ele preza por resultados os mais naturais possíveis. Então eu tinha uma limitação: as fotos mostravam que meu rosto é muito redondo, então ele não poderia afinar muito o nariz senão ficaria muito artificial. Enfim... é a hora da conversa detalhada de como o nariz vai ficar! Então aproveitem muito essa conversa para tirarem todas as dúvidas!
  • Consulta pré-anestésica: também fiz pelo convênio, não sei o valor. A equipe de anestesia que trabalha com o cirurgião tem que fazer uma avaliação e entregar um documento autorizando ou não a anestesia. Lembrando que, para rinoplastia a anestesia pode ser geral.
Então, depois de percorrido esse caminho, estaremos à porta do bloco cirúrgico!!!!

54 comentários:

  1. Anestesia geral?
    Olha eu fiz com anestesia local com sedação e foi tudo ok, fui pra casa no mesmo dia.

    ResponderExcluir
  2. Bem, não entendo muito de cirurgia, mas a minha foi geral mesmo. Mesmo não tendo havido necessidade de fratura. Mas, caso eu precise fazer retoque, será local.
    De qualquer forma, é ótimo pra gente saber que existem outras opções de anestesia. Tem gente que não faz por medo da anestesia.

    ResponderExcluir
  3. Olá C.!
    Tenho três perguntinhas... rs
    Quanto ao desvio do septo, você corrigiu durante a rinoplastia?
    Como já faz uns meses do seu último post, você pode nos dizer se no momento gosta do resultado?
    Depois de quanto tempo, percebemos se será necessário o retoque?

    Obrigada pela atenção.(Percebi que você costuma responder todos os comentários rs é difícil encontrarmos isso nos blogs atuais.
    Bjs e parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Meu desvio de septo foi corrigido durante a própria rinoplastia, sim. Na verdade, eu fui ao consultório querendo uma cirurgia estética mesmo, mas quando chegaram os exames e eles confirmaram que havia um desvio considerável, o médico me deu um encaminhamento a "septoplastia" e meu convênio cobriu os custos. A maior sorte do mundo. Estou contando isso porque é a maior mão na roda! Se você tem vontade de fazer a rinoplastia e descobre que tem desvio de septo, pode pedir que ele te encaminhe ao convênio pelo qual ele atende e torcer para o convênio aceitar! Aí sua cirurgia vai ser funcional e estará coberta pelo seu plano!
    Quanto ao resultado, hoje estou com 7 meses de cirurgia, e estou bem satisfeita. na verdade, a pontinha do meu nariz ainda me incomoda, mas isso meu médico já havia dito no início que, caso mexesse nela, devido ao ângulo que a ponta faz com a boca, ficaria artificial, dado que o meu ângulo natural já é o ângulo máximo possível. Logo, logo postarei novas fotos e um antes e depois!!!
    Obrigadíssima pelo elogio! Espero que esteja ajudando bastante, assim como vários blogs que li na época da minha cirurgia me ajudaram!
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  5. ESTOU DISPOSTA A FAZER UMA RINOPLASTIA,PORÉM TENHO MUITAS DÚVIDAS E O QUE MAIS ME INCOMODA É
    COMO SERÁ O RESULTADO,A CIRURGIA ESTÁ MARCADA PARA O DIA 12 DESTE MÊS.O RESULTADO DA SUA RINO FICOU PERFEITO.

    ResponderExcluir
  6. É.. realmente dá um pouco de frio na barriga sim, por isso você deve escolher um bom profissional e confiar nele. Faça todas as perguntas possíveis, tente esclarecer todas as suas dúvidas.. peça a ele para fazer um desenho sobre as suas fotos para que você tenha uma idéia de como ficará o resultado! Converse bastante que dará tudo certo! Obrigada por ler e comentar no blog!
    Bjooos!

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Meu caso é um pouco o inverso. Fui ao médico para resolver problema de desvio de septo e chegamos a conclusão de que pode ser aproveitado o mesmo momento para fazer a rinoplastia.
    Quanto ao plano ele disse que o mesmo cobre o desvio mas não a rino por ser estética. Você sabe me dizer como conseguiu que fosse coberto tudo?
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raphael, tudo bom?
      No meu caso não era apenas desvio de septo, era septoplastia, e havia a necessidade de mudanças estéticas. Precisei fazer uma perícia para o plano autorizar.

      Excluir
  8. Olá!

    Estou pretendendo fazer uma rinoplastia em Belo Horizonte. Penso em fazer com o Dr. Renato Alves ou Dr. Sérgio Lisboa, que são especialistas em rinoplastia.
    Gostaria de saber se você já ouviu falar neles? Por que não fez sua cirurgia de rinoplastia com um especialista, como no caso estes dois que eu citei?

    Obrigado,
    Rodrigo.
































    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo, tudo bem?
      Não conheço esses médicos, mas posso procurar saber mais sobre eles. No meu caso, escolhi esses cirurgiões porque eu já os conhecia, inclusive um deles é da família e, como são muito competentes, nem pensei em procurar outro. Além disso, vale a pena procurar saber se o médico faz cursos frequentemente, vai à congressos e está sempre buscando as novas técnicas.

      Abração!

      Excluir
  9. oi, quanto ficou a sua rinoplastia eu vou fazer, mas preciso ter uma ideia de preço. meu email é rafaelhenriquealves@outlook.com. aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  10. Rafael, na época em que eu fiz ficava em torno de 4 a 5 mil.

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Estou querendo fazer também a Rinoplastia.
    Vi você postando que tinha problemas respiratórios (bronquite asmática, alergias, rinite alérgica, dificuldade de respirar...), eu tenho exatamente os mesmos, Gostaria de saber o que desapareceu após a cirurgia. tenho uma espécie de "carne"no nariz ele fica entupido o tempo inteiro. Queria saber se retiram esta "carne" na cirurgia.
    Estou pensando em fazer com Vinícius Melgaço, já ouviu falar? o que acha dele?
    Desde já agradeço...

    ResponderExcluir
  12. Qual foi o seu medico? vc sabe se ele atende pela Unimed?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Dr. José Carlos Resende Alves e Dr. Aloísio Ferreira da Silva Filho. O Dr. Aloísio atende pela Unimed.

      Excluir
  13. Gostaria de saber qual o seu plano de saúde?

    ResponderExcluir
  14. Eu gostaria de saber se como conhece cirurgiões plásticos bons por ai, se conhece algum que faça uma cirurgia de implante de cabelos e por quanto ficaria mais ou menos.... também estou pensando em fazer uma rinoplastia para o ano que vem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcieldo, tenho um amigo que fez na http://clinicaregis.com.br/v1/
      Segundo ele, sai em torno de 12 mil e o resultado foi excelente.

      Excluir
  15. Boa tarde. Penso em fazer cirurgia plástica no nariz em Belo Horizonte. Qual tipo de qualificação o médico precisa ter? Eles fazer algum teste antes para saber se ficam cicatrizes? Tenho alguns cortes no braço e que deixaram grossas, tenho medo de acontecer o mesmo no rosto.

    ResponderExcluir
  16. Oi! Teoricamente apenas de o médico ser cirurgião plástico ele é capacitado para realizar a cirurgia, mas é importante que você procure referências sobre o médico com o qual está pensando em operar.
    A questão da cicatrização depende de organismo para organismo. Não sei se fazem testes, no meu caso, já sabíamos que não tenho boa cicatrização (tenho outras cicatrizes que deram quelóide, que é quando ela fica "grossa") e, mesmo assim, a minha cicatriz do nariz é imperceptível. Vai tanto do médico quanto do cuidado que você terá no pós cirúrgico.
    Procure fazer cirurgia com algum médico que tenha sido indicado por alguém ou que você já tenha visto algum resultado de cirurgias.

    No mais, aproveite e boa sorte!

    ResponderExcluir
  17. Olá C tudo Jóia? me chamo Estefani
    Estou pretendendo fazer uma rinoplastia tbm, mais eu queria saber quanto que ta em média o valor de uma, pq ja quero fazer em janeiro, vc poderia me informa quanto que é aí onde vc fez, pq conforme for, faço ai tbm, e vc pf, tbm saberia me informar quais são as formas de pgmtos, se são á vista ou se eles parcelam? ficaria mto feliz em ver sua resposta, beijos e abraços.

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde!

    Querida você pode me passar o contato( email, ou site) do seu medico em BH, por gentileza!

    Gildete Silva!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.apontador.com.br/local/mg/belo_horizonte/medicos_e_consultorios/SH3342U5/cirurgia_plastica_avancada__prado.html

      "Cirurgia Plástica Avançada"

      Excluir
  19. Bom dia,

    Tenho nariz achatado (batatinha), meu apelido de infância, rs. Pretendo fazer em breve um procedimento de rinoplastia aqui em Belo Horizonte, estou vendo varios depoimentos felizes, como o seu e estou bastante animado. Tem um video de um cirurgião https://www.youtube.com/watch?v=5d5GVbNUqFM com depoimentos reais que me identifiquei muito. Qual valor em media, poderia me falar, obrigado.

    ResponderExcluir
  20. boa tarde!
    Queria tirar algumas dúvidas com vc.
    1º eu fui em um cirurgião plástico aqui em BSB para fazer orçamento da Rinoplastia. Que no entanto ficou em 8.500,00. lógico me assustei! rs rs então ele me passou um monte de exames pra fazer, incluindo esse de desvio de septo. Eu fiquei feliz pq ele me disse que caso dê esse probleminha respiratorio o convenio cobre tudo.. ISSO SERIA UMA MARAVILHA pra quem vai pagar 8.500,00.. aí mais rapido possivel marquei pra fazer o exame semana que vem. Estou ansiosa.
    2º Queria saber se antes de vc descobrir que tinha Desvio de septo, vc sentia dificuldades respiratorios, te incomodava? pq ate então foi surpresa pra vc né?
    Pq eu praticamente não sei se tenho ou não.. =\ queria que tivesse, so para o convenio cobrir.. rs rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elaine!
      Respondendo a sua pergunta, eu não sabia que tinha desvio de septo e, como eu sempre tive problemas respiratórios, nem sei se o desvio poderia ser responsável pela dificuldade de respirar.

      Boa sorte com os exames!

      Excluir
  21. Ola! Gostaria de saber quanto foi a sua cirurgia. Tenho muita vontade de fazer, mas não sei mais ou menos quanto custa para ter uma noção. Obrigada

    ResponderExcluir
  22. Oi !
    adorei seu Blog, parabéns !
    Sou muito alérgico, meu nariz coça muito, e tenho rinite, essa doença é hereditária no meu caso, pois tanto na minha família muitos se aliviam desse problema com histaminas.

    Quero saber, será que eu posso realizar a operação ?

    ResponderExcluir
  23. Olá Blender!
    Eu também tenho rinite alérgica, e MUITO.
    No meu caso não foi problema, consulte seu médico!!!!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  24. OI, gente!

    Alguém já ouviu falar do Dr. Vinícius Melgaço?

    ResponderExcluir
  25. Ola adorei o seu blog tem muitas informações legais eu também quero fazer uma cirurgia no nariz mas ainda tenho muitas duvidas se vai ficar bom se vai mudar muito o rosto entende e tambem nao sei o valor sera que vc poderia me alguma dica...quero apenas tirar um pequeno excesso que tenho no nariz sabe ele é muito grosso queria deixar um pouco mais fino...obrigado.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  27. Respostas
    1. Oi!!!! Que história absurda! Você já tem quanto tempo de operação? Realmente, não faz o menor sentido a forma como foi conduzido, você já conversou com o médico a respeito de suas impressões sobre o resultado? Em último caso, você sempre poderá acioná-lo judicialmente! Entrei no seu blog, mas não havia nenhuma postagem ainda...

      Excluir
  28. Cada caso é um caso! Depende se é somente ponta nasal, dorso, septoplastia, se tem ou não osteotomia (quebrar o osso)! Procedimentos de rinoplastia e suas anestesias não se comparam!!! Consulte um cirurgião plástico! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela explicação!
      Como eu disse no post, estou contando a história do que aconteceu comigo, sem nenhum teor médico.

      abraços

      Excluir
  29. Respostas
    1. Só conheço em belo horizonte: dr Aloísio Ferreira da Silva Filho

      Excluir
    2. Só conheço em belo horizonte: dr Aloísio Ferreira da Silva Filho

      Excluir
  30. Fis com Dr Renato Alves de Souza em BH e ele destruiu meu nariz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre porque não gostou do seu nariz? Estava pensando em fazer rinoplastia com ele... é muito qualificado e tem muitos depoimentos positivos. Mas confesso que fiquei intrigada com seu comentário. Poderia compartilhar o ocorrido?

      Excluir
    2. Alexandre eu estava pesquisando o dr Renato. Vc não recomenda?

      Excluir
  31. Saiam fora do Renato Alves de Souza ele é um picareta, danificou inumeros narizes,

    ResponderExcluir
  32. Oi, td bem!! Fiz uma rinoplastia que ficou muito feio o resultado, principalmente a cicatriz embaixo do nariz. Será que você pode me indicar o cirurgião que realizou a sua? E será que ele conseguiria corrigir o meu nariz? Te peço por favor que me indique porque estou até em depressão, as pessoas olham pra mim na rua e riem da minha cara morto em BH e estou QS sem sair na rua por causa disso. Por favor me ajude. Me passe o contrário dos seus médicos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz no Felício Rocho com os drs José Carlos Resende Alves e Aloísio Ferreira da Silva Filho. Eles são ótimos.

      Excluir
  33. Eii! Adorei sei blog! Vou fazer a minha rinoplastia, mas nao estou conseguindo achar local aqui em bh para tirar as fotos e so faltam elas! Haha poderia me falar aonde foi que tirou as suas ou se conhece algum local? Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Glenda!!! Eu tirei as minhas na Savassi... se não me engano era em uma galeria.

      Excluir
  34. Olá, adorei seu blog. Estou querendo fazer rinoplastia, quanto tempo demorou a sua recuperação?

    ResponderExcluir