Tudo começou com um pequeno trauma de infância. E, de brincadeiras de colegas à visualização no espelho, passando por um trauma completo de que me vissem de perfil e horror a fotos, decidi que a saída era a intervenção cirúrgica. Claro que tudo isso é muito bem pensado e estudado, então somente tomei coragem para dar o primeiro passo (a consulta com o cirurgião plástico) aos 26 anos. Com um histórico de problemas respiratórios (bronquite asmática, alergias, rinite alérgica, dificuldade de respirar...) cheguei à consulta.
Para quem está interessado na cirurgia plástica de nariz (rinoplastia), vai aí uma lista do caminho a ser percorrido:
- 1ª consulta ao cirurgião plástico (a gente fala um pouco do que quer mudar, do que incomoda e ele nos examina e entrega uma lista de exames, etc)
- Fotos: tiramos umas fotos horríveis que servirão para "antes e depois". Foto de frente, semi perfil direito, perfil direito, semi perfil esquerdo, perfil esquerdo, queixo elevado, frente com sorriso. Cabelos presos, sem maquiagem e sem brincos. Tem TUDO para que fique horrível, não tem? E realmente FICA! Ah... essas fotos devem ser feitas por especialistas e enviadas em duas vias para o consultório do cirurgião. Aqui em Belo Horizonte, paguei R$40,00.
- Risco cirúrgico: meu médico pediu que o risco cirúrgico fosse feito por um cardiologista, mas não sei se apenas os cardiologistas fazem. Aqui em BH a consulta saiu por R$300,00, mas eu fui a um médico que só atendia particular. No meu caso, eu já levei hemograma, exames de urina rotina e fiz o eletrocardiograma na hora. Os exames o plano de saúde cobriram, não sei falar quanto ficaria particular.
- Tomografia computadorizada de seios da face: também fiz pelo convênio então não sei quanto ficaria. Ela serve para que o médico veja todas as outras imperfeições que você nem sabia que tinha. No meu caso, descobriram um desvio de septo.
- 2ª consulta com o cirurgião plástico: com as fotos, a tomografia e o risco cirúrgico em mãos, é hora de ele analisar o que é possível e o que não é possível fazer. Aí vai depender de cada profissional. O meu, no caso, Dr. José Carlos Resende, já me disse desde a 1ª consulta que ele preza por resultados os mais naturais possíveis. Então eu tinha uma limitação: as fotos mostravam que meu rosto é muito redondo, então ele não poderia afinar muito o nariz senão ficaria muito artificial. Enfim... é a hora da conversa detalhada de como o nariz vai ficar! Então aproveitem muito essa conversa para tirarem todas as dúvidas!
- Consulta pré-anestésica: também fiz pelo convênio, não sei o valor. A equipe de anestesia que trabalha com o cirurgião tem que fazer uma avaliação e entregar um documento autorizando ou não a anestesia. Lembrando que, para rinoplastia a anestesia pode ser geral.
Então, depois de percorrido esse caminho, estaremos à porta do bloco cirúrgico!!!!